Há poucos carros que realmente necessitam de combustível diferenciado para funcionar como previsto, como é o caso da gasolina aditiva, além de saber qual a utilidade do Renavam nisso. Portanto, a menos que você tenha um carro de alto desempenho ou de luxo que precise do material mais caro, economize seu dinheiro.
A diferença entre a gasolina não terá um impacto tão grande quanto se imagina, nada além de sua carteira. Veja abaixo algumas dicas para economizar ainda mais dinheiro em seu veículo:
Troque seu óleo a cada 5.000 kms
Parece que todos os proprietários de automóveis foram ensinados a trocar o óleo a cada 5 mil kms, conforme pode ser visto diretamente no site IPVA.INF, mas o óleo de motor se tornaram cada vez mais eficientes desde que essa diretriz se tornou um conhecimento comum.
A menos que seu carro esteja sujeito a um uso anormalmente intenso – talvez ele carregue regularmente muito peso ou funcione em temperaturas extremas – siga a recomendação do manual do proprietário, que normalmente fica entre 5.000 e 7.500 kms.
Veja aqui o que diferencia o Uber Black das outras categorias.
Utilização de óleo sintético
O óleo sintético é caro e não necessariamente beneficia todos os motores, especialmente se você possui um veículo mais antigo. assim, é uma maneira de conseguir economizar dinheiro e dar entrada em outro veículo.
Certifique-se de que seu carro realmente funcione melhor com óleo sintético do que com as opções convencionais. Uma regra de ouro? Se você não tiver um motor de alto desempenho, provavelmente não precisará gastar o dinheiro extra.
Instale um Sistema de Navegação Incorporado
Na era dos smartphones e dos grandes aplicativos de navegação, não há necessidade de pagar dois ou três mil reais extras por um pacote de navegação integrado.
Em vez disso, invista em um plano de dados telefônico e um carregador de carro. Juntos, estes devem funcionar bem, por muito menos de 100 reais.
Tenha um computador de bordo de qualidade
Os carros de hoje têm computadores a bordo que estão constantemente monitorando o desempenho e o informarão quando algo der errado.
Não ignore as luzes do painel de instrumentos
Não deixe que um pequeno problema se torne um problema maior e mais caro. Você provavelmente não sabe exatamente o que aquela luz de “verificar o motor” significa quando acende, mas não a ignore só porque seu carro parece estar funcionando bem.
Um trabalho que seria fácil de reparo ou de manutenção pode se transformar em algo mais sério e caro se você não cuidar dele a tempo.
Não encher seus pneus adequadamente
Esta é a mais fácil: Para ter certeza de que seus pneus estão bem inflados, você precisa verificá-los regularmente.
Os pneus com pressão insuficiente tornam seu carro menos eficiente no consumo de combustível, para não mencionar que são menos seguros para dirigir.
A pressão dos pneus pode mudar com as mudanças sazonais de temperatura. Pare no posto para verificar seus pneus com frequência para ter certeza de que eles estejam inflados à pressão recomendada pelo fabricante.
Pague por uma lavagem de carro
Pague por uma lavagem de carro somente se você tiver o dinheiro extra e quiser fazer algo mais com seu tempo. Caso contrário, você pode fazer um trabalho igualmente bom em casa com sua mangueira, uma esponja e um detergente para lavagem de carros.
Na verdade, você pode comprar todos os suprimentos necessários pelo preço de duas idas até uma lavagem de carro profissional. Além de que envolver toda a família – pode ser muito divertido!