O logo agora familiar para o sistema operacional Android, que parece uma combinação de um robô e um bug verde, foi criado por Irina Blok enquanto ela era empregada pelo Google. Em um chat com o New York Times em 2013, Blok disse que a única diretriz que foi dada a sua equipe de design pelo Google era fazer o logo parecer um robô. Ela afirma que o projeto final foi inspirado em parte ao olhar para os logotipos familiares da casa de banho representando “homens” e “mulheres”.”
Uma coisa que Blok e Google decidiram fazer foi fazer do robô Android um projeto de código aberto. Quase todas as outras grandes empresas protegeriam tal logotipo ou mascote de ser redesenhado e usado por outros. No entanto, o robô Android agora foi modificado e usado por toneladas de pessoas, tudo porque o Google permite tais mudanças sob a Licença de Atribuição Creative Commons 3.0.
Por que usar estátuas para simbolizar novos lançamentos de andróides?
Como dissemos anteriormente, Cupcake foi a primeira versão do Android com um nome de código Público” tasty treat”. Quando o Google finalmente revela seu nome de Código todos os anos, ele também coloca uma nova estátua com esse nome de código no gramado em frente ao Edifício do centro de visitantes da empresa em Mountain View, Califórnia.
Em 2015, o canal Nat e Friends YouTube revelou que uma pequena equipe de arte em Nova Jersey criou a primeira estátua Android, com o mascote principal, juntamente com todas as outras estátuas que representam as várias versões do Android de Cupcake para a versão atual, Oreo. As estátuas em si são feitas de esferovite, e são então esculpidas, dadas uma dura camada de plástico, e então pintadas antes de serem enviadas 3.000 milhas para a Califórnia para sua inauguração oficial.
Cupcake 1.5 Android
O primeiro nome oficial de código público para Android não apareceu até a versão 1.5 Cupcake foi lançado em abril de 2009. Ele adicionou alguns novos recursos e melhorias em comparação com as duas primeiras versões públicas, incluindo coisas que agora consideramos garantidas, como a capacidade de carregar vídeos para o YouTube, uma maneira de uma tela de telefone para rodar automaticamente para as posições certas, e suporte para teclados de terceiros.
Alguns dos telefones que foram lançados com Cupcake instalado fora da caixa incluiu o primeiro Samsung Galaxy phone, juntamente com o herói HTC.
Android 1.6 Donut
O Google rapidamente lançou o Android 1.6 Donut em Setembro. 2009. As novas funcionalidades incluíam suporte para as operadoras que usavam redes baseadas em CDMA. Isso permitiu que telefones Android fossem vendidos por todas as operadoras ao redor do mundo.
Outras características incluem a introdução da caixa de busca rápida, e uma comutação rápida entre a câmera, câmera e Galeria para simplificar a experiência de captura de mídia. Donut também introduziu o widget de controle de energia para gerenciar Wi-Fi, Bluetooth, GPS, etc.
Um dos telefones que foi vendido com o Donut instalado foi o malfadado Dell Streak, que tinha um enorme (na época) ecrã de 5 polegadas, e foi descrito na época no nosso próprio site como um “smartphone/tablet.”Hoje em dia, um display de 5 polegadas é considerado de tamanho médio para um smartphone.